6 EPI’s que não Podem Faltar para um Eletricista

6 EPI’s que não Podem Faltar para um Eletricista

7 de novembro, 2025

A eletricidade é uma área de atuação que apresenta alguns riscos adicionais ao profissional que atua nela e isso causa uma preocupação constante nos gestores e profissionais pela segurança no trabalho nas empresas, tornando necessário observar todas as exigências especificas e EPI’s.

Trabalhar com a segurança para os eletricistas é tão complexo que existe uma regulamentação específica para ele, que é a NR-10, que aborda requisitos e medidas de segurança para o setor. Além disso, ela também indica quais equipamentos de proteção individual dever ser usados pelos profissionais.

Para compreender melhor quais são os EPI’s obrigatórios para eletricista, veja a lista abaixo que separamos para você:

1. Botina

Os calçados de segurança exigem atenção na hora da escolha, isso porque a botina para eletricista precisa ser um equipamento dielétrico, ou seja, não pode conter nenhum componente metálico nela.

2. Luva Isolante

É fundamental proteger as mãos, já que elas estão diretamente em contato com fios e outros componentes que podem ocasionar choques elétricos. Por isso é extremamente importante adquirir luvas que garantam essa qualidade, como por exemplo, as luvas isolantes Orion que são fabricadas de acordo com as normas NBR 10622/NBR 16295/ASTM D120 e oferecem proteção contra choques elétricos, lesões sérias ou até fatais. Produzidas com composto de baixa propagação de chamas, disponíveis nas cores preta e bicolor (lado externo preto e lado interno amarelo).

3. Manga Isolante

Existem serviços que os braços também ficam expostos aos riscos de choques elétricos, por isso as mangas isolantes se tornam também fundamental para o profissional da área. As mangas isolantes de borracha Orion são produzidas especialmente como isolante elétrico para os trabalhadores do setor elétrico, visando à proteção dos braços e antebraços. As mangas são fabricadas com composto elastomérico de alta qualidade e atendem à Norma ASTM D1051/ NBR 10623. Possuem alças e botões e são comercializadas nos tamanhos médio e grande. Disponíveis nas cores preta e laranja.

3. Protetor Facial

Para riscos como arco elétrico ou fogo repentino, o protetor facial se torna indispensável para a segurança do profissional. Normalmente ele é acoplado a um capacete dielétrico, e envolve toda a face, inclusive o queixo.

4. Cinturão

Provavelmente se você for um profissional da área, em algum momento vai se deparar com a altura e eletricidade junto. Para isso, um cinturão específico para eletricista é essencial, por que além de proteger das quedas, ele também protege contra choques elétricos.

5. Capacete Classe B

Diferente do capacete classe A, que protege a cabeça do profissional contra impactos, o eletricista deve utilizar o capacete classe B, que é dielétrico e, portanto, visa minimizar os riscos de choque elétrico e impacto.

Fonte: Orionsa.com.br

Últimas Postagens
  • 24 de novembro, 2025

    Os Principais critérios de segurança ao escolher uma escada industrial

  • 24 de novembro, 2025

    5 Dicas Essenciais para Evitar Acidentes com Escadas de Fibra de Vidro

  • 24 de novembro, 2025

    Normas e Certificações que Garantem a Segurança das Escadas de Fibra de Vidro

  • 24 de novembro, 2025

    Estabilizador Lateral para Escadas Extensíveis: mais segurança e estabilidade para quem trabalha em altura

  • 24 de novembro, 2025

    Como escolher escadas para manutenção em postes (Telecom/ISP)

  • 24 de novembro, 2025

    Escadas de Fibra de Vidro: Por que não precisam do selo do INMETRO?