Vantagens do Transformador com Óleo Isolante Vegetal
Vantagens do Transformador com Óleo Isolante Vegetal
Os transformadores com óleo isolante de origem vegetal possuem uma série de diferenciais que os tornam altamente viáveis do ponto de vista econômico, operacional e ecológico.
Devido às características que lhe conferem uma alta estabilidade térmica, o óleo vegetal é mais durável que o de origem mineral e suporta elevações de temperatura sem comprometer suas propriedades isolantes. Dessa forma, o produto mantém sua eficiência por mais tempo, o que, segundo alguns estudos, eleva o tempo de vida útil do transformador em até cinco vezes em comparação aos equipamentos convencionais e também reduz os gastos com manutenção e as interrupções no fornecimento de energia. Além disso, por possuir um ponto de combustão muito acima dos óleos convencionais, o produto é mais seguro e reduz riscos de incêndio em subestações.
No entanto, mesmo com essas vantagens do ponto de vista técnico e operacional, o grande diferencial dos transformadores com óleo vegetal é o seu forte apelo ecológico a começar pela origem do fluído isolante.
Diferente do líquido convencional, derivado do petróleo, o óleo vegetal é produzido a partir de ésteres naturais, extraídos de fontes renováveis, e seguem uma tendência mundial de preocupação com o meio ambiente. A utilização deste óleo contribui para reduzir o refino de petróleo, que é um processo com altos índices de emissão de CO2, principal causador do efeito estufa.
Derivado de produtos agrícolas e sintetizado a partir de uma base orgânica, o óleo vegetal é biodegradável e, em caso de acidente, reduz significativamente os riscos de contaminação do solo, cursos de água e lençóis freáticos. Caso ocorra algum vazamento, em contato com a natureza o produto desaparece naturalmente em poucos dias.
A destinação do óleo vegetal também é bem mais simples. Após esgotar seu período de vida útil, o óleo vegetal pode ser recuperado ou em alguns casos, transformado em biodiesel, diferentemente do óleo mineral cuja destinação final é bem mais cara e complexa.