Emendas Automáticas — MacLean
Emendas Automáticas — MacLean
Conector/Emenda Automática ConductorLink
Aplicável a qualquer tipo de cabo de alumínio nu dentro do intervalo de aplicação mencionado na tabela abaixo para cada modelo de emenda. Mesmo cabos isolados podem ser emendados, basta retirar a cobertura na área do cabo que ficará dentro da Emenda Automática.
Características:
1. Suporta no mínimo 95% da tensão de ruptura do cabo.
2. Código de cor para correta identificação.
3. Contem pasta anti-oxido na parte interna da garra que fica em contato com o condutor (componente) para evitar corrosão.
Conector Automático ConductorLink
Conector Automático Com Abas Centrais Indicadoras De Finalização De Conexão Com Pasta Anti-óxido Interna.
Conector/Emenda Automática Cobre
Para uso em condutores de cobre.
Características:
– Garras Internas que facilitam a instalação e não permitem qualquer possibilidade de desengate.
– Barreira central proporciona confirmação de que o condutor foi inserido completamente.
– Capacidade de Retenção.
90% da carga de ruptura do condutor para condutores de cobre sólido.
80% da carga de ruptura do condutor para cabos de cobre.
75% da carga de ruptura do condutor para cabos de aço revestido de cobre.
Procedimento para Aplicação de Emendas Automáticas em Condutores de Alumínio CA/CAA
A Emenda Automática traz instaladas nas extremidades do seu corpo dois funis coloridos que identificam o tipo de condutor a ser aplicada e nas extremidades internas dois guias para vedação contra entrada de sujeira, umidade e para guiar os condutores quando da introdução na emenda. Ao introduzir o condutor no guia, este é conduzido através da mandíbula que empurra uma mola que se comprime até parar na parte central da emenda. O retorno do condutor para fora da luva é impedido, que tem a função de fazer os contatos elétricos e mecânicos ao dar devido aperto no condutor. Os funis não deverão ser removidos em hipótese alguma, para introdução das pontas dos condutores a serem emendados.
A Emenda Automática traz gravada em sua superfície a seção e o tipo de condutor CA ou CAA em AWG ou MCM.
As Emendas Automáticas proporcionam a redução de itens de estoque no almoxarifado e reduz os índices de falhas durante a aplicação uma vez que são fáceis de serem aplicadas, além de uma aplicação muito mais rápida que qualquer outro tipo de emenda.
Aplicação em Condutores de Alumínio CA/CAA
a) Verificar a seção do condutor a ser trabalhado;
b) Selecionar a Emenda Automática adequada em função da seção nominal dos condutores que serão emendados;
c) Escovar cuidadosamente com a escova de aço tipo V com cabo isolado as partes dos condutores onde será aplicada a Emenda Automática para eliminar a película de óxido de alumínio, como mostra a foto seguinte;
d) Acertar as pontas, no caso de cabos novos desengraxar o cabo na área de aplicação;
e) Retirar da embalagem a Emenda Automática;. Os funis coloridos jamais poderão ser retirados Emenda.
f) Introduzir as pontas dos condutores até o acionamento do pop-up central para garantir que a instalação esteja correta.
g) A Emenda Automática trabalha com no mínimo 5% de tração de ruptura do condutor, logo, após a aplicação da Emenda nos condutores, o eletricista deverá fazer no centro da emenda, com as mãos, o movimento de tensionamento para acomodação dos condutores na Emenda;
OBS: A Emenda Automática não deverá ser retirada do condutor e jamais deverá ser reaproveitada.
Ensaios Aplicáveis:
Ensaio de Aquecimento
Objetivo: Avaliar o desempenho da Emenda em relação á capacidade de condução de corrente da emenda aplicada sobre o condutor. Este ensaio deve ser executado de acordo com a NBR 16051/2012 fig. B.19 pág. 49 e complementado pelas seguintes informações:
– A Emenda deve ser corretamente instalada conforme orientações acima descrita.
– O comprimento total do condutor para ensaio deve permitir que a Emenda seja instalada sem curvatura; o trecho do condutor seja de comprimento igual ao da Emenda; a distância entre a fonte de alimentação e a extremidade da Emenda seja superior a 100 vezes o diâmetro do condutor.
– O dispositivo de ensaio deve dispor de acessórios para tracionamento mecânico mantendo-se a carga aplicada constante e igual a 20% da carga de ruptura do cabo.
– O ensaio consiste na aplicação da corrente nominal do condutor conforme NBR 5370 e NBR 11788.
– O tempo de aplicação da corrente deve ser suficiente para atingir a estabilidade térmica do conjunto.
– Após atingir a estabilidade térmica deve ser registada a temperatura no trecho do condutor de referência e em pontos da Emenda.
Obs.: A Emenda é considerada aprovada se, em seu ponto mais quente, não apresentar temperatura superior à do condutor.
Objetivo: Avaliar o desempenho da Emenda em relação a capacidade de suportar a cargas de tração. Este ensaio deve ser executado de acordo com a NBR 16051/2012 fig. B.2 pág. 40 e NBR 16052/2012 Tab. A.34 pág. 40 e Tab. A.36 pág. 41.
Ensaio de Corrosão por exposição à Névoa Salina
A Emenda Automática deve ser ensaiada em câmara de névoa salina por 700h, conforme NBR 8094.
O Emenda Automática é considerado aprovado se não ocorrer corrosão vermelha.
Ensaio de Corrosão por exposição ao Dióxido de Enxofre
A Emenda Automática deve ser ensaiada em câmara de dióxido de enxofre, com no mínimo de cinco ciclos, conforme NBR 8096.
O Emenda Automática é considerado aprovado se não ocorrer corrosão vermelha.
Referência: Informativo McLean Power Systems