Mercado Livre de Energia Elétrica: vantagens e desvantagens
Mercado Livre de Energia Elétrica: vantagens e desvantagens
O setor elétrico vem passando por mudanças significativas nos últimos anos, sendo uma das principais a expansão do Mercado Livre de Energia Elétrica para mais consumidores.
Ao surgir como uma alternativa ao Mercado Cativo ou tradicional, o Mercado Livre é uma ótima opção para empresas que buscam economia, flexibilidade e melhor gestão sobre o consumo de energia elétrica.
Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens desse modelo de comercialização de energia, além de fornecer informações valiosas para compreender melhor esse mercado e se a migração faz sentido para a sua empresa.
Mercado Livre de Energia e sua importância para o setor elétrico
De forma resumida, o Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação de energia elétrica. Nele, sua empresa pode escolher o próprio fornecedor e negociar de forma direta a compra de energia com empresas comercializadoras e geradoras.
De maneira resumida, a geradora de energia é a empresa que produz energia elétrica a partir de diversas fontes, como usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares, etc. São elas as responsáveis por converter diferentes tipos de energia em eletricidade.
Já as comercializadoras são empresas que intermediam a compra e venda de energia entre as geradoras e o consumidor. Dessa forma, elas não produzem a energia, apenas atuam como intermediárias, oferecendo opções de contratos de energia para diferentes clientes.
A ideia é permitir que os consumidores possam adquirir energia de forma alternativa ao suprimento local. Além de negociar preço, quantidade de energia de acordo com o perfil de consumo do seu negócio, período de suprimento e forma de pagamento diretamente com o fornecedor.
No entanto, entrar neste mercado exige o cumprimento de requisitos mínimos, como estar conectado em média ou alta tensão (Grupo A), que varia entre 69 e 138 kV para alta tensão, e entre 1 kV e 69 kV para média tensão.
Como funciona o Mercado Livre de Energia?
Assim como o Mercado Cativo, o Mercado Livre de Energia também possui normas e regras para seu funcionamento.
Em termos gerais, assim que a migração para o novo modelo acontece, toda e qualquer transação de compra e venda precisa ser validada junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Além disso, para que uma empresa faça parte do Mercado Livre, é necessário um estudo detalhado de sua demanda energética.
Segundo a regra atual, os consumidores podem iniciar o processo de migração independente do seu volume de demanda, desde que estejam conectados à rede de alta tensão.
Vantagens e desvantagens do Mercado Livre de Energia
Assim como em qualquer modelo de mercado, existem vantagens e desvantagens em fazer parte do Mercado Livre de Energia.
A seguir, confira as principais delas e saiba se a migração vale a pena para a sua empresa.
Flexibilidade para escolher fornecedores
A flexibilidade para escolher seu próprio fornecedor de energia elétrica é um ponto a favor do Mercado Livre. Afinal, isso significa que você pode negociar preço, volume, prazo e forma de reajuste contratual, escolhendo a empresa que atenda melhor às suas necessidades.
Condições de prazo e pagamento
Além de atender a demandas específicas, a maior competitividade do Mercado Livre de Energia permite que você busque por parceiros com melhores preços e condições de pagamento mais acessíveis.
Além disso, neste modelo, condições contratuais também podem ser negociadas de acordo com as preferências e objetivos de ambas as empresas.
Redução de custos na conta de luz
Uma das maiores vantagens de migrar para o Mercado Livre é a possibilidade de redução de custos na conta de luz da sua empresa. A economia pode chegar até 30% em relação ao modelo tradicional.
Ao negociar contratos diretamente, é possível obter condições mais vantajosas e preços mais competitivos. Principalmente para empresas que gastam mais de R$ 9 mil mensais na conta de luz.
Acesso a fontes de energia renovável
O acesso ao Mercado Livre de Energia também permite que a sua empresa escolha fornecedores que usem fontes de energia renovável. Entre elas, energia eólica, solar, hidrelétrica ou biomassa, por exemplo.
Essa é uma solução cada vez mais buscada por empresas que querem adotar práticas sustentáveis e reduzir sua pegada de carbono. Além disso, a opção por energias renováveis também promove uma imagem mais responsável da sua empresa em relação à sustentabilidade.
Desvantagens do Mercado Livre de Energia Elétrica
Agora, veremos algumas das desvantagens do Mercado Livre de Energia. Lembre-se que nem tudo se aplica à sua empresa. Justamente por isso é importante fazer um estudo para saber a viabilidade de migração para o seu negócio.
Confira a seguir.
Necessidade de gestão ativa
Uma das desvantagens do Mercado Livre de Energia é a necessidade de uma gestão ativa da energia contratada. Em outras palavras: empresas que aderem a esse modelo precisam monitorar e gerenciar seu consumo e demanda energética de perto.
Isso é importante tanto para evitar desperdícios quanto para garantir o cumprimento dos contratos estabelecidos.
Essa gestão demanda recursos e tempo, o que pode ser um desafio para algumas empresas. Neste caso, é importante contar com uma parceira especializada no Mercado Livre de Energia.
Variações de preço
No Mercado Livre de Energia, os preços da energia elétrica são estabelecidos por meio de contratos livremente negociados. Isso pode ser algo positivo, mas também negativo.
Afinal, sua empresa estará sujeita a variações no preço de energia, conforme a oferta e demanda do mercado. Em alguns casos, isso significará preços mais baixos. Em outros, preços acima do normal.
Por isso, o ideal é contar com analistas capacitados para aconselhar sua empresa a fim de realizar a melhor negociação possível.
Comprovação de viabilidade
Como já mencionado, ao migrar para o Mercado Livre de Energia sua empresa deve atender a requisitos básicos, como estar conectada em redes de alta tensão (essa informação consta na sua fatura da conta de luz).
Além disso, em alguns casos as comercializadoras podem realizar análise de crédito. Por isso é tão importante fazer um estudo prévio para entender se a sua empresa está preparada financeiramente para a migração.
Migração para o Mercado Livre de Energia Elétrica com a ENGIE: Casos de sucesso
Um dos casos de sucesso da ENGIE foi em parceria com a Durín, empresa que aderiu ao E-conomiza, para adquirir energia de fontes renováveis, gerada e comercializada pela ENGIE, por meio do Mercado Livre de Energia.
Como resultado, a empresa ganhou uma série de vantagens, como:
- Consumo de energia renovável;
- Redução de custos na conta de luz;
- Diversificação de sua matriz energética;
- Redução da dependência de recursos não renováveis.
Além, é claro, de dar um passo importante na busca por soluções cada vez mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente.
Outro case de sucesso é a parceria entre a ENGIE e o Majestic Palace Hotel. O empreendimento foi inaugurado em 2004 com o intuito de atender uma crescente demanda de executivos que procuravam a cidade de Florianópolis para eventos e viagens de negócios.
Líder em energia renovável no país, a ENGIE foi escolhida pelo hotel para sua migração ao Mercado Livre de Energia, com o uso da solução E-conomiza.
O objetivo era não apenas usufruir da energia renovável e respeitar o meio ambiente, mas também gerar uma economia significativa em sua conta de luz.
Como resultado, após aderir ao E-conomiza, o Majestic Palace Hotel teve uma redução relevante no valor da conta de luz todos os meses, tornando-se uma empresa mais sustentável e competitiva.
Antes de migrar para o Mercado Livre, analise o seu negócio
Por fim, o Mercado Livre de Energia oferece diversas vantagens para as empresas, como flexibilidade na negociação de contratos, possibilidade de acesso a fontes de energia renovável e redução de custos.
No entanto, também apresenta desafios, como a necessidade de gestão ativa da energia contratada e a exposição a variações de preço.
Portanto, é essencial que as empresas realizem uma análise criteriosa antes de optar por esse modelo. Além de contar com o apoio de empresas especializadas, que podem auxiliar na tomada de decisões informadas e na busca por soluções eficientes para a gestão energética.
Líder em energia renovável no Brasil, a ENGIE oferece o E-conomiza para empresas que gastam a partir de R$ 9 mil em sua conta de energia e visam reduzir o valor com o gasto de luz e adquirir energia de fontes renováveis.
Referência do Artigo: E-conomiza