Cuidado com Fios e Cabos não aprovados pelo INMETRO
Cuidado com Fios e Cabos não aprovados pelo INMETRO
O SINDICEL (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não-Ferrosos) emitiu um alerta sobre a existência de Fios e Cabos Elétricos para Instalação Predial não conformes, os quais trarão prejuízos a todos.
CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DO INMETRO
Todo fabricante é responsável pela certificação do produto “Fios e Cabos Elétricos para Instalação Predial” pelo sistema INMETRO.
Todo Revendedor (Lojista) ou Distribuidor é responsável pela comercialização do produto “Fios e Cabos Elétricos para Instalação Predial “, certificado pelo sistema INMETRO.
O produto “Fios e Cabos Elétricos para Instalação Predial” certificado tem obrigatoriamente um selo INMETRO na embalagem (com a respectiva identificação do órgão certificador do produto – OCP) que deve ter as características especificadas nas normas ABNT NBR vigentes do produto.
-
1º ALERTA – PRODUTO: O que é encontrado no mercado
1. Fios ou cabos elétricos que não possuam as informações: selo do INMETRO, nome e CNPJ do fabricante nas embalagens;
2. Fios e cabos cuja embalagem apresente selo do INMETRO, nome e CNPJ do fabricante, falsificados. ATENÇÃO: Você pode encontrar a relação das EMPRESAS/MARCAS certificadas no site do INMETRO (www.inmetro.gov.br).
3. Produtos com selo do INMETRO, nome e CNPJ do fabricante, porém não atende as NORMAS ABNT como quantidade menor do metal cobre no fio condutor.
-
2º ALERTA – Qual é a principal não conformidade
1. Empresas de reputação duvidosa utilizam uma quantidade menor de cobre em seus produtos, além de material PVC na isolação e cobertura de má qualidade, não ANTICHAMA e ainda em espessura maior para compensar o diâmetro final do fio que utilizou menos cobre, colocando sua instalação em grande risco.
2. Outra não conformidade é a quantidade dos rolos menores que o 100m indicados nas embalagens para a maioria das bitolas.
COMO IDENTIFICAR
Fios e cabos com menor quantidade de cobre apresentam diâmetro e peso menores do que os cabos devidamente normatizados. Contudo algumas vezes não é possível identificar o diâmetro menor, pois algumas empresas compensam essa diferença com o isolamento em PVC mais espesso, assim sendo, desconfie caso o fio ou cabo se apresente mais grosso do que o padrão.
-
3º ALERTA – Fiscalização INMETRO
1. O INMETRO, com o objetivo de combater a concorrência desleal e proteger os cidadãos dos riscos de acidentes em instalações elétricas, implementa nova metodologia de acompanhamento no mercado, a fiscalização técnica, efetuada nas fábricas, depósitos dos importadores e nos pontos de venda, envolvendo medição in loco da resistência elétrica dos produtos Fios e Cabos Elétricos e apreensão cautelar, para coibir os produtos não conformes.
RISCOS E PREJUÍZOS de adquirir os fios e cabos não conformes:
Aos Instaladores e Construtoras:
– CLIENTE insatisfeito e em risco devido aos problemas da Instalação Elétrica;
– CUSTO pela troca do produto e reinstalação por outro que atenda as normas;
– Penalidades jurídicas e legais, por instalar produto “não conforme” ou sem a certificação compulsória do sistema INMETRO.
Aos Consumidores:
– Instalações Elétricas com risco de curto-circuito ou até INCÊNDIOS;
– Perda de seu patrimônio;
– Risco à saúde e vida de seus familiares;
– Aumento de consumo de energia elétrica pelo aquecimento dos condutores, causado pela quantidade menor de Cobre.
Fonte: Sindicel