Aprenda a Fazer Emendas e Derivações de Forma Segura

Aprenda a Fazer Emendas e Derivações de Forma Segura

6 de novembro, 2018

A utilização da técnica correta e materiais adequados deixarão suas emendas muito mais protegidas sem oferecer riscos à instalação.

Fazer emendas e conexões na rede elétrica doméstica parece ser uma missão simples, e na verdade é mesmo. Mas tratando de eletricidade, cuidados extras e reforço na segurança nunca são demais. Por isso, hoje nós vamos te mostrar a maneira correta de fazer três tipos de emendas e derivações e ainda como torná-las mais seguras com alguns produtos Decorlux.

IMPORTANTE! Antes de fazer qualquer reparo na sua rede elétrica, não esqueça de desligar o fornecimento de energia na sua caixa de distribuição.

Emendas de Prolongamento

É quase impossível resolver qualquer problema na rede elétrica sem precisar fazer algum tipo de emenda ou conexão entre fios e cabos. As emendas de prolongamento são uma das mais comuns e consistem em estender a fiação para alcançar algum outro ponto na rede. A melhor maneira para fazer uma emenda como está é decapando as extremidades dos fios que serão interligados, com a ajuda de um estilete. Os condutores devem ser unidos de forma cruzada, conforme a imagem abaixo. As espirais podem ser feitas com as mãos e depois receberem um aperto final com a ajuda de um alicate. Para o isolamento desta emenda você pode usar fitas isolantes ou autofusão.

Uma maneira ainda mais segura de realizar emendas de prolongamento é utilizando Luvas de Emenda, que já permitem contato entre os fios em sua estrutura interna. Então é só inserir os fios um em cada extremidade e depois crimpar a luva com a ajuda de um alicate. O produto já possui versões pré-isoladas, mas no caso do uso de uma luva metálica, o isolamento pode ser feito com a fita isolante ou a fita autofusão.

Emenda Rabo de Rato

Também é um tipo de emenda de prolongamento, mas no lugar de enrolar os dois condutores de forma cruzada, eles são enrolados em paralelo, formando uma ponta. Esse tipo de emenda é comum dentro de caixas de distribuição e tomadas, isolando fios com fitas isolantes ou autofusão para uso posterior.

Outro produto Decorlux que deixará esse tipo de emenda bem mais segura e profissional é o Conector de Torção. É só juntar os dois fios, introduzir no conector e rosquear. O próprio produto se encarrega de fazer a conexão dos fios e isolá-los.

Derivação

A emenda de derivação ocorre quando pretende-se levar a corrente elétrica para um outro ponto sem interromper o fluxo já existente naquele ponto. Certifique-se sempre da capacidade da sua rede para não correr o risco de sobrecarregar o cabo ou fio com o uso de uma derivação. Para esta emenda é preciso decapar o ponto onde se quer derivar, sem cortar o fio. Enrole o condutor derivado na área decapada conforme a imagem abaixo. Não esqueça de proteger a emenda com fita isolante ou fita autofusão.

Gostou da nossa dica de hoje? Então não deixe de contar sempre com os Produtos da Decorlux quando precisar de material elétrico seguro e de qualidade. E volte sempre ao nosso Blog para conferir outras novidades.

 

Últimas Postagens
  • 10 de janeiro, 2024

    Catálogo PowerLogic Easergy P3

  • 9 de janeiro, 2024

    Conheça o novo Easergy P3

  • 8 de janeiro, 2024

    Treinamento Presencial Schneider — Relés de Proteção P1 e P3

  • 5 de janeiro, 2024

    Manual Nobreak UPS Senoidal Universal 2200VA

  • 4 de janeiro, 2024

    Relé de Proteção Linha Power P1

  • 3 de janeiro, 2024

    Relé de Proteção Linha Power P1