Cordoalha Cobreada (Aço Revestido de Cobre)

Cordoalha Cobreada (Aço Revestido de Cobre)

8 de novembro, 2021

COPPERSTEEL é um condutor bimetálico que combina as propriedades mecânicas do aço com a alta condutividade e resistência à corrosão do cobre. Criado a partir de um processo de caldeamento contínuo onde os metais são unidos em escala atômica para produzir um material bimetálico com o melhor dos dois metais, é a opção mais inteligente para projetos de malha de terra, contrapeso, cabo guarda e diversas outras aplicações.

A tecnologia usada pelo COPPERSTEEL permite a fabricação de produtos com diferentes proporções entre os dois metais dependendo da aplicação e das demandas de ampacidade, resistência mecânica e resistência à corrosão, podendo variar entre 21%, 30%, 40% e 53% IACS (International Annealed Copper Standard).

Aterramento e SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas)

Frente aos surtos atmosféricos e curtos-circuitos, o aterramento é que garante a proteção necessária ao sistema elétrico, exercendo a imprescindível função de descarregar adequadamente altíssimas correntes, dirigindo-as à terra. Porém, para serem eficientes e confiáveis, necessitam de materiais duráveis, resistentes a corrosão e com alta condutividade.

Os condutores COPPERSTEEL com núcleo de aço e revestimento em cobre, oferecem a solução ideal para aterramento e SPDA para sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia (GTD). Possui desempenho equivalente ao cobre para aplicações de aterramento e muito superior ao aço zincado para SPDA devido à sua maior vida útil.

Sistemas de Aterramento em Subestações

Para aplicações de aterramento, os condutores COPPERSTEEL com 40% e 53% IACS podem substituir um cabo de cobre puro de mesma bitola, sem comprometer as características de ampacidade de curta duração, considerando tempos de curto-circuito de até 1 segundo. Na prática, isso é possível pois, o núcleo de aço permite que o COPPERSTEEL trabalhe em uma faixa de temperatura mais ampla que a do cobre, sem comprometer suas características físicas.

 

Sistemas de Aterramento para Distribuição

Ideais para descidas em redes de distribuição de energia elétrica, devido à alta resistência mecânica, baixa impedância, máxima resistência à corrosão e reduzido potencial de furto, além de apresentarem flexibilidade e facilidade no manejo nas aplicações em campo.

 

 

Sistemas de Aterramento em Transmissão (Para-raios, Contrapeso e Descidas)

Nos sistemas de aterramento para transmissão, contrapeso e cabo para-raios, é imprescindível que o condutor seja resistente mecanicamente e também possua elevada resistência à corrosão. Para aplicações de SPDA, onde os tempos de descarga são da ordem de milissegundos, os COPPERSTEEL 21% ou 30% IACS têm performance equivalente à do cobre e muito superior às cordoalhas de aço zincado.
O revestimento de cobre dos condutores COPPERSTEEL garante durabilidade de 40 a 50 anos, em qualquer solo (independente do pH), possuindo até 6x mais durabilidade do que o aço zincado quando enterrado.

 

Sistemas de Aterramento para Geração (Renováveis)

A melhor solução de aterramento para parques eólicos, sistemas fotovoltaicos e centrais hidrelétricas. Desempenho equivalente ao cobre e superior ao aço zincado, garantindo máxima performance no aterramento de equipamentos (aerogeradores, transformadores, placas fotovoltaicas, etc.) e obras civis (anchor bolts, casas de força, subestações, entre outros). Além de diminuir o potencial de furto nas instalações dos parques.

 

Iluminação Pública / Sinalização

Em aplicações como condutores para iluminação pública e sinalização, os fios e cabos COPPERSTEEL, com 53% IACS, oferecem condutividade adequada e menor potencial de furto em relação aos cabos de cobre puro.

Telecomunicações

A camada de cobre dos os fios e cabos COPPERSTEEL proporcionam desempenho equivalente aos condutores de cobre puro para aplicações de TELECOM. Em fenômenos de alta frequência, o sinal se propaga apenas pela superfície condutor (efeito pelicular ou skin effect).

Maior Vida Útil

É comum o uso de aço zincado em projetos de aterramento como uma alternativa para contornar os furtos frequentes do cobre e seu alto custo. No entanto esta é uma solução ineficaz e de alto valor final, já que por ter baixa resistência à corrosão, o aço zincado em pouco tempo se deteriora quando em contato com o solo. Como solução de aterramento ao cobre puro, o COPPERSTEEL é o único material resistente e de longa duração, devido à característica eletroquímica do cobre na camada externa do condutor, que é um elemento químico catódico (receptor de elétrons).
A durabilidade de um condutor COPPERSTEEL em qualquer solo é de 40 a 50 anos, enquanto a de um condutor em aço zincado é de 8 a 10 anos, dependendo do pH do meio*.

Desestimula o Furto

Pelo seu alto valor de mercado e por muitas vezes ser instalado em locais expostos ou de fácil acesso, os condutores de cobre se tornam atraentes e vulneráveis ao furto, sendo um alvo fácil e lucrativo para revenda no mercado clandestino. A solução são os condutores de aço revestido de cobre COPPERSTEEL, cujo processo de produção, por soldagem em escala atômica dificulta a separação entre cobre e aço e inviabiliza sua comercialização como sucata.

A solução mais inteligente, eficiente e econômica para aterramento e SPDA.
• Melhor desempenho mecânico e menor peso linear em relação ao cobre.
• Total compatibilidade com os acessórios e conexões dos sistemas de cobre.
• Segurança e confiabilidade comprovada na substituição de cabos de cobre.
• Quando enterrado, vida útil até 6x maior comparado ao aço zincado.

Dados técnicos:

Normas:

NBR 8120: Fios de aço revestido de cobre, nus, para fins elétricos — Especificação.
NBR 8121: Cabos de fios de aço revestidos de cobre, nus, para fins elétricos — Especificação.

Últimas Postagens
  • 10 de janeiro, 2024

    Catálogo PowerLogic Easergy P3

  • 9 de janeiro, 2024

    Conheça o novo Easergy P3

  • 8 de janeiro, 2024

    Treinamento Presencial Schneider — Relés de Proteção P1 e P3

  • 5 de janeiro, 2024

    Manual Nobreak UPS Senoidal Universal 2200VA

  • 4 de janeiro, 2024

    Relé de Proteção Linha Power P1

  • 3 de janeiro, 2024

    Relé de Proteção Linha Power P1