Índice de Reprodução de Cor (IRC)
Índice de Reprodução de Cor (IRC)
Lembra da polêmica do vestido? Aquele em que algumas pessoas viam preto e azul e outras branco e dourado. Então, outra característica que as lâmpadas apresentam e que explicaria a confusão é o Índice de Reprodução de Cores.
Vestido que causou polêmica sobre sua cor
Fonte: G1
O Sol é a principal fonte de iluminação que nós temos e por isso enxergamos as cores verdadeiras com a sua iluminação. Em fontes de iluminação artificial, como lâmpadas, velas e outros, as cores podem não ser iguais às que vemos com a luz do Sol.
A escala do Índice de Reprodução de Cor (IRC) varia de 0 a 100, sendo que 100 equivale às mesmas cores que vemos com a luz solar. Quanto mais próximo de 100 o IRC de uma lâmpada for, significa que ela reproduz mais fielmente as cores que enxergamos com a luz do dia.
O IRC varia de lâmpada para lâmpada. A maioria das lâmpadas incandescentes, por exemplo, possuem um IRC igual a 100 e por isso sua qualidade na reprodução de cores é muito boa. Já lâmpadas fluorescentes e LED geralmente possuem IRC próximo de 80, apresentando pequenas diferenças na reprodução das cores. Porém, com o avanço de novos tipos de tecnologia, algumas lâmpadas fluorescentes e LED já apresentam IRC igual 100.
Essa característica varia de acordo com cada lâmpada, está ligado ao tipo de tecnologia utilizada na sua fabricação e a função que ela deve desempenhar. Lâmpadas de luminárias de poste ou de rodovias, por exemplo, não precisam de um IRC alto, ao passo que lâmpadas para fotos e ambientes decorativos precisam de um IRC alto para que as cores sejam bem reproduzidas.
Um IRC de 80 a 100 é considerado ideal para a reprodução das cores. A imagem abaixo mostra um exemplo de iluminação com IRC alto e baixo de uma mesma foto. É importante ressaltar que o IRC não tem nada a ver com fluxo luminoso e temperatura de cor.
Fonte: LuxSide
Normalmente essas informações aparecem nas pequenas letras das embalagens, caixas das lâmpadas ou até mesmo nas próprias lâmpadas. Através dos lúmens você terá mais confiança sobre a quantidade de brilho de uma lâmpada e os kelvins te mostrarão como será a cor do brilho daquela lâmpada.
IRC: 80%
O IRC está relacionado à temperatura da cor?
A temperatura da cor de uma lâmpada é definida em graus Kelvin. Se o valor for baixo, como 2.700K, dizemos que trata-se de uma lâmpada “quente” porque ilumina com uma cor amarela quase alaranjada. Já 6.000K representa a luz mais branca ou “fria”. Esse fator não tem relação com o Índice de Reprodução de Cor já que ambos são independentes. Uma lâmpada LED pode ter um grau de 4000K e IRC 85, assim como um grau menor também pode ter o mesmo nível de IRC.
Consulte os especialistas da Adeel
Como já vimos, além do consumo de energia, existem outros fatores que definem a maneira como funciona a lâmpada de LED. Entre em contato conosco e deixe nossos consultores te ajudarem a realizar seu projeto de iluminação LED.