Luvas para Eletricista – Modelos e Como Escolher
Luvas para Eletricista – Modelos e Como Escolher

Seja técnico ou engenheiro, qualquer profissional que tem contato com a eletricidade e fica exposto aos riscos que a rede elétrica fornece em manutenções elétricas ou qualquer outra atividade da área, precisam ter conhecimento sobre os equipamentos de proteção individual, os EPIs. Estes equipamentos são os responsáveis por permitir que um profissional da área possa exercer sua função, sem colocar sua vida em risco.
As luvas isolantes são conhecidas por qualquer eletricista, ela protege contra choques e descargas elétricas. A fabricação destas luvas é regida pela NBR 10622 que estipula as condições rigorosas que os fabricantes devem atender. Os produtos são submetidos à testes e ensaios em laboratórios, com o objetivo de garantir sua eficiência e classificar o nível de proteção das luvas.
Luvas Isolantes: Classificação
Existem quatro categorias e são diferenciadas por cores, que determinam o nível de proteção de cada uma. Após isso, é necessário que o profissional saiba qual é o valor de tensão aproximado a que estará exposto, para poder fazer a escolha adequada das luvas.

Classe de proteção para as luvas de eletricista.
Além dessas classes, outros tipos de luvas também são essenciais e devem ser usadas no dia a dia do eletricista.
- Luva Isolante de Borracha: escolhida de acordo com a faixa de tensão a qual o profissional será exposto, ela deve cobrir não somente as mãos, mas também os braços do profissional, esta luva protege o eletricista especificamente de choques elétricos em circuitos energizados.
- Luva de Cobertura: a luva de cobertura deve ser colocada por cima da luva de borracha, esta luva protegerá a luva de borracha no que diz respeito à desgastes mecânicos do material isolante, contra cortes e contra perfurações.
- Luva de Proteção Tipo Condutiva: diferente da luva isolante, a luva de proteção condutiva é mais justa, com proteção para as mãos e os punhos do profissional, deve ser usada na manobra de circuitos e contatos energizados.
- Luva de Vaqueta: bastante popular entre os eletricistas, a luva de vaqueta serve para a proteção contra os desgastes mecânicos da luva de proteção condutiva e deve ser usada na manobra de circuitos e contatos energizados.
Após conseguir escolher a luva adequada para o seu trabalho, também é fundamental ter um cuidado com o seu equipamento de proteção para que ele dure por muito tempo, sem perder sua eficiência.
As luvas devem ser guardadas em um ambiente com temperatura menor que 35º graus, livre de ozônio, produtos químicos, vapores ou rede elétrica.
Fonte: Orionsa.com.br
Últimas Postagens
7 de novembro, 2025
5 EPI’s que não Podem Faltar para um Eletricista
7 de novembro, 2025
Luvas para Eletricista – Modelos e Como Escolher
7 de novembro, 2025
Entenda o que são Isolantes Elétricos
8 de outubro, 2025
Grau de Proteção IP: Proteção e durabilidade para seus equipamentos
28 de agosto, 2025
Transformadores de energia: Entenda o princípio de funcionamento
11 de agosto, 2025
Conceito Obrigatório: Sobrecorrente Direcional

